Identificação e Enquadramento do projeto;
RODRIGO CASTRO MOÇA – IMPRESSÃO DE ETIQUETAS LDA
Código da Operação: NORTE-02-0853-FEDER-014442
Designação: PROJETOS INOVAÇÃO
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Objetivo Temático: OT 3 – Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Prioridade de Investimento: PI 3.3 – A concessão de apoio à criação e ao alargamento de capacidades
avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços
Tipologia de Intervenção: TI 53 – Qualificação e inovação das PME
Fundo: FEDER; FSE
Montantes envolvidos:
Investimento: 1.579.507,26
Elegível: 1.538.327,26
Incentivo Não reembolsável: 21.070,00
Incentivo Reembolsável: 1.055.759,08
Localização do projeto: R DAS CARDOSAS, PAVILHÃO 626 – 4495-125 AMORIM – Póvoa de Varzim
Síntese do Projeto:
A RCM desenvolveu uma estratégia arrojada para abordar os mercados internacionais, para isso apresentou um projeto de reforço das capacidades e desenvolvimento de novos produtos com características diferenciadoras do mercado, o que permitiu à empresa a entrada em nichos de maior valor.
Os objetivos foram:
– Incrementar o Volume de Negócios até 2019 alcançando 4,5 milhões de euros.
– Exportar diretamente mais de 20% do volume total de negócios e indiretamente mais de 50% (2019)
– Aumentar da capacidade produtiva em aproximadamente 35%
– Introduzir novos produtos diferenciados no mercado e de maior valor acrescentado: Impressão Offset em papéis texturados, rótulos com espessuras até 350 gramas; impressão offset em filme/plástico polietileno; impressão em alto relevo (verniz serigráfico em braille); impressão digital.
– Reforçar a atuação nos mercados de Espanha, França e Suíça (ainda é muito residual) e da Colômbia.
– Reduzir os consumos energéticos entre 18 a 20% através do investimento em equipamentos de eficiência energética.
– Produzir internamente energia elétrica através de painéis fotovoltaicos permitindo reduzir o consumo de energia elétrica adquirida à rede pública até 20% ao ano.
– Diversificar os acabamentos e melhorar a qualidade do produto final.
– Implementar um ERP para gestão do processo produtivo com conexão ao software de faturação.
– Realizar obras para ampliação do edifício no sentido de ganhar espaço para os novos equipamentos produtivos
– Aumentar a notoriedade e imagem de marca da RCM no mercado global através de um site interativo trilingue
– Formar os colaboradores no sentido de acompanhamento da inovação da empresa ao nível do parque de maquinaria e organização interna
– Reforçar os recursos humanos da empresa de forma a fazer face a estratégia definida pela RCM