Designação: Volume Negócios 4,5 Milhões
Código da Operação: NORTE-02-0853-FEDER-014442
Objetivo principal: OT 3 – Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de Intervenção: Norte
Entidade Beneficiária: RODRIGO CASTRO MOÇA – IMPRESSÃO DE ETIQUETAS LDA
Data de aprovação: 14/04/2016
Data de Início: 08/10/2015
Data de conclusão: 26/07/2018
Custo Total elegível: 1.538.327,26 euros
Apoio Financeiro da União Europeia: 1.076.829,08 euros
Síntese do Projeto:
A RCM desenvolveu uma estratégia arrojada para abordar os mercados internacionais, para isso apresentou um projeto de reforço das capacidades e desenvolvimento de novos produtos com características diferenciadoras do mercado, o que permitiu à empresa a entrada em nichos de maior valor.
Os objetivos foram:
– Incrementar o Volume de Negócios até 2019 alcançando 4,5 milhões de euros.
– Exportar diretamente mais de 20% do volume total de negócios e indiretamente mais de 50% (2019).
– Aumentar da capacidade produtiva em aproximadamente 35%.
– Introduzir novos produtos diferenciados no mercado e de maior valor acrescentado: Impressão Offset em papéis texturados, rótulos com espessuras até 350 gramas; impressão offset em filme/plástico polietileno; impressão em alto relevo (verniz serigráfico em braille); impressão digital.
– Reforçar a atuação nos mercados de Espanha, França e Suíça (ainda é muito residual) e da Colômbia.
– Reduzir os consumos energéticos entre 18 a 20% através do investimento em equipamentos de eficiência energética.
– Produzir internamente energia elétrica através de painéis fotovoltaicos permitindo reduzir o consumo de energia elétrica adquirida à rede pública até 20% ao ano.
– Diversificar os acabamentos e melhorar a qualidade do produto final.
– Implementar um ERP para gestão do processo produtivo com conexão ao software de faturação.
– Realizar obras para ampliação do edifício no sentido de ganhar espaço para os novos equipamentos produtivos.
– Aumentar a notoriedade e imagem de marca da RCM no mercado global através de um site interativo trilingue.
– Formar os colaboradores no sentido de acompanhamento da inovação da empresa ao nível do parque de maquinaria e organização interna.
– Reforçar os recursos humanos da empresa de forma a fazer face a estratégia definida pela RCM.
Resultados:
A candidatura apresentada foi estrategicamente uma excelente opção. Relativamente às condições contratuais forma totalmente alcançadas o que demostra o sucesso da candidatura. O índice de vendas (desvio entre o previsto e alcançado) teve um resultado positivo de cerca mais 1,9 milhões de euros, o índice do VAB teve um resultado positivo tendo a empresa ultrapassado o previsto em 276 mil euros o acréscimo de quadros qualificados de grau superior ou igual à licenciatura (7 colaboradores) teve um acréscimo de 3 relativamente aos compromissos.