RCM | Norte 2020, Portugal 2020
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Norte 2020, Portugal 2020

Designação: Volume Negócios 4,5 Milhões

 

Código da Operação: NORTE-02-0853-FEDER-014442

Objetivo principal: OT 3 – Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de Intervenção: Norte
Entidade Beneficiária: RODRIGO CASTRO MOÇA – IMPRESSÃO DE ETIQUETAS LDA

Data de aprovação: 14/04/2016
Data de Início: 08/10/2015
Data de conclusão: 26/07/2018

Custo Total elegível: 1.538.327,26 euros

Apoio Financeiro da União Europeia: 1.076.829,08 euros

 

Síntese do Projeto:

 

A RCM desenvolveu uma estratégia arrojada para abordar os mercados internacionais, para isso apresentou um projeto de reforço das capacidades e desenvolvimento de novos produtos com características diferenciadoras do mercado, o que permitiu à empresa a entrada em nichos de maior valor.

 

Os objetivos foram:

 

– Incrementar o Volume de Negócios até 2019 alcançando 4,5 milhões de euros.

– Exportar diretamente mais de 20% do volume total de negócios e indiretamente mais de 50% (2019).

– Aumentar da capacidade produtiva em aproximadamente 35%.

– Introduzir novos produtos diferenciados no mercado e de maior valor acrescentado: Impressão Offset em papéis texturados, rótulos com espessuras até 350 gramas; impressão offset em filme/plástico polietileno; impressão em alto relevo (verniz serigráfico em braille); impressão digital.

– Reforçar a atuação nos mercados de Espanha, França e Suíça (ainda é muito residual) e da Colômbia.

– Reduzir os consumos energéticos entre 18 a 20% através do investimento em equipamentos de eficiência energética.

– Produzir internamente energia elétrica através de painéis fotovoltaicos permitindo reduzir o consumo de energia elétrica adquirida à rede pública até 20% ao ano.

– Diversificar os acabamentos e melhorar a qualidade do produto final.

– Implementar um ERP para gestão do processo produtivo com conexão ao software de faturação.

– Realizar obras para ampliação do edifício no sentido de ganhar espaço para os novos equipamentos produtivos.

– Aumentar a notoriedade e imagem de marca da RCM no mercado global através de um site interativo trilingue.

– Formar os colaboradores no sentido de acompanhamento da inovação da empresa ao nível do parque de maquinaria e organização interna.

– Reforçar os recursos humanos da empresa de forma a fazer face a estratégia definida pela RCM.

 

Resultados:

 

A candidatura apresentada foi estrategicamente uma excelente opção. Relativamente às condições contratuais forma totalmente alcançadas o que demostra o sucesso da candidatura. O índice de vendas (desvio entre o previsto e alcançado) teve um resultado positivo de cerca mais 1,9 milhões de euros, o índice do VAB teve um resultado positivo tendo a empresa ultrapassado o previsto em 276 mil euros o acréscimo de quadros qualificados de grau superior ou igual à licenciatura (7 colaboradores) teve um acréscimo de 3 relativamente aos compromissos.